segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Crônica : Até que ponto vale fazer dietas ?

Quinta feira seis horas da manhã o sol rachando na janela e um calor de matar.
Pergunto-me o que vou colocar nesse corpinho, escolho a básica calça jeans e um par de tênis.

Sinto o tempo me dizer que estou atrasada. Nem dá tempo de tomar café.
Me foi dada uma tarefa,entrevistar as pessoas que estavam andando pelas ruas. Logo me vem á cabeça : Será que as mulheres estão satisfeitas com seus corpos?
Como eu já imaginava, das 5 mulheres que eu entrevistei apenas 1 disse que não se importava com o peso. Realmente são raras as mulheres que não ligam para o corpo. Mais até que ponto essa vaidade é saudável?

Eu adoro uma boa dieta e posso dizer que sou um tanto paranóica com isso. Muitas vezes já chorei e deixei de sair por causa das minhas gordurinhas. Dietas eu sei décor:dieta dos pontos, dieta da banana, dieta da sopa, enfim sei muitas delas.
Mais uma coisa que eu sei é a dor de uma gastrite, que me fez sofrer por seis meses. Acostumada a fazer dietas e sem imaginar o risco que elas poderiam trazer para a minha saúde, abusava do famoso chá verde, chegando a tomar até cinco xícaras por dia, e sem contar nas horas sem comer.
Lembro-me que no segundo ano eu e três amigas fizemos uma aposta para ver quem ficaria mais tempo sem comer. Meu record foi 48 horas e mesmo assim perdi.Não agüentava mais, tinha que comer, a fraqueza tomou conta de mim. No auge da minha paranóia cheguei a tomar remédios que retinham a gordura que eu consumia. Shakes era a única coisa que eu tomava, quando estava me sentindo fraca comia uma fruta ou tomava muita água até não agüentar mais.

Cheguei a “miar” muitas vezes, pra quem não sabe miar é provocar o vomito. Meus pais não desconfiavam, eu podia vomitar toda hora, que eles não iam imaginar.
Quando não agüentava mais de fome atacava compulsivamente a geladeira, eram latas de leite condensado, brigadeiro,tudo que eu via pela frente, em seguida chorava amargamente arrependida.

O que me fez parar pra pesar foi quando eu vi na TV, uma menina fazendo o mesmo que eu vinha fazendo, e foi isso que me fez perceber que o que eu tinha era uma doença.
Pesava-me com freqüência, lembro que estava com 43 kg e muita dor de estomago. Foi a pior dor que eu senti na minha vida. Minha mãe me levou ao médico, ele me pediu vários exames, fiz todos e o diagnostico dizia que eu estava com gastrite crônica e nervosa.

Fiquei em tratamento por dois meses e em cuidados especiais por seis meses.
Não cheguei a contar pra ninguém que eu provocava o vomito, até hoje meus pais nem sonham que eu tive bulimia.

Eu me auto-conscientizei que eu estava me destruindo e que eu queria parar de sofrer e de sentir aquela maldita dor de estomago. Aprendi que modelos são puro photoshop, e que cada um tem uma beleza única. E querer ficar igual ás mulheres das revistas é pura ilusão. Hoje eu estou feliz com o meu corpinho e muito mais saudável.

De o seu relato aqui sobre esse tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário