quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Saúde do Homem

Entramos em contato com a acessória do Ministério da saúde(MS) que lançou uma propaganda incentivar população masculina aos serviços da saúde.
Os principais dados são:

A cada 3 pessoas que morrem no Brasil,2 são homens.
A cada 5pessoas que morrem de 20 a 30 anos, 4 são homens
De acordo com a publicação Saúde Brasil 2007, os homens correspondem por quase 60% das mortes no país.Das 1.003.350 mortes ocorridas em 2005, 582.311 foram de pessoas do sexo masculino – 57,8% do total.

As causas de morte podem ser agrupadas em grandes grupos(circulatório,respiratórios,neoplasias,causas externas) ou categorizadas por causas específicas(AVC,pneumonia,atropelamento,homicídio).
Por meio dessas iniciativas, o governo federal quer que,pelo menos ,2,5 milhões de homens na faixa etária de 20 a 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano .Além de criar mecanismos para melhorar a assistência oferecida pela população,a meta é promover mudança cultural.’’Nosso objetivo é inserir o homem na atenção básica.Ao ampliar o acesso aos serviços de assistência integral a saúde, a iniciativa contribuirá de modo efetivo para melhoria das condições de vida dessa população’’, afirma o secretário de Atenção à Saúde do MS,Alberto Beltrame.

A nova política coloca o Brasil na vanguarda das ações voltadas para saúde do homem. O país será o primeiro na América Latina e o segundo do continente americano a implementar uma política nacional de atenção integral à saúde do homem . O primeiro foi o Canadá.
O investimento previsto no Plano de Ações decorrente da política será de R$613,2 milhões até 2011.

As ações da política nacional de atenção integral à saúde do homem buscam romper os obstáculos que impedem os homens de freqüentar os consultórios médicos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário